Já faz alguns anos que é discutido a importância da castração em cães e gatos. Ao visitar um veterinário, é muito comum que o profissional indique a cirurgia para os tutores que não têm interesse em cruzar o pet.
Acredita-se que a indicação é feita para que não haja nenhuma surpresa, como a fêmea voltando para casa prenha, depois de um passeio ou visita não autorizado. No entanto, o motivo da recomendação é um pouco mais abrangente que isso, pois a castração pode trazer diversos benefícios à saúde do seu pet.
Há quem diga que evitar qualquer tipo de procedimento cirúrgico desnecessário é sempre a melhor opção. Mas será mesmo que essa é a alternativa mais segura?
Muitos especialistas apontam que cães e gatos podem estar propensos a doenças graves no sistema reprodutor, como endometriose e infecções uterinas nas fêmeas, além de tumores e câncer. A castração pode entrar como um fator de prevenção, evitando que o organismo do seu amigo de quatro patas se torne vítima de tais doenças.
Também já foi comprovado que a castração em machos minimiza o comportamento territorial, fator que incentiva cães a urinarem em todos os cantos. A agressividade também diminui, uma vez que está relacionada aos estímulos sexuais constantes, que diminui após o procedimento. Já nas fêmeas, evita o desenvolvimento de gravidez psicológica, cios e desconfortos.
Por fim, a castração também ajuda a resolver um problema recorrente que são os animais de rua, a população de vira-latas cresce pois não há um controle de fertilidade entre eles.
MITOS SOBRE O PROCEDIMENTO
Mas o meu pet vai engordar depois da castração!
O ganho de peso não é uma consequência direta do procedimento. É verdade que a propensão de engordar aumenta, porém, o problema pode ser facilmente evitado se o tutor tomar todas as medidas de precaução. Isto é, não alimentar o pet além da dieta indicada por veterinários e praticar alguns minutos de atividade física todos os dias.
Ouvi dizer que esse procedimento é muito cruel.
O procedimento não é cruel! Como qualquer cirurgia, é necessário ter alguns cuidados antes e depois do procedimento, o profissional deve ser experiente e é obrigatório o uso de anestesia e internação. Mas para a segurança do seu amigo peludo, vá a uma clínica veterinária de confiança, com boas indicações e avaliações. Questione sobre todas as etapas do processo e, se possível, fale com outros tutores que já são clientes.
Não vou fazer, é muito caro!
Realmente, o valor de uma castração pode pesar um pouco no bolso e requer planejamento. Mas se você tiver um plano de assistência pet, não tem com o que se preocupar! O PetNosso tem uma diversidade de planos e está pronto para te ajudar a encontrar o plano ideal para você e seu melhor amigo, é só entrar em contato!