whatsapp

Dicas para acalmar seus pets nas festas de fim de ano

Durante as celebrações de fim de ano, muitos tutores lidam com pets estressados, que latem, miam e fazem todos os tipos de escândalos para expressar sua ansiedade durante as festas… 

Existem muitos fatores que provocam essas reações e por isso é importante identificar quais são eles e como acalmar seus pets! 

Desde estranhos na casa, passando pela mudança de rotina e chagando aos temidos fogos de artifícios. Todos são motivos responsáveis pelo comportamento perturbado dos animais nessa época específica. 

Tanto cães quanto gatos são animais matutos, o que quer dizer que gostam da rotina e da certeza e paz que ela gera. Quando sua rotina é atrapalhada, sua resposta imediata é ansiedade. Os barulhos altos dos fogos são um dos maiores vilões por trás da ansiedade dos animais, e eles necessitam de muito conforto quando assustados com as explosões.  

Por último, o fim de ano significa festas e parentes visitantes, muitos indivíduos estranhos invadindo o espaço do seu pet. Isto não é nada legal para eles! 

A boa notícia é que existem medidas que você pode tomar para ajudar seu melhor amigo. Aqui estão cinco dicas para evitar que seu pet surte durante as celebrações: 

1. Crie um refúgio seguro para o seu cão

 Recomendamos criar um lugar onde seu cão se sinta confortável. Você deve acostumar seu bichinho a um ambiente calmo de antemão. Eles estão procurando aquele cantinho para fugir de tudo. 

Tente configurar uma área em um espaço silencioso longe das janelas para que eles não possam ouvir ou ver fogos de artifício. Use uma caixa se for onde seu amigo felino ou canino se sente seguro e ofereça brinquedos e guloseimas familiares. 

2. Toque Ruídos Brancos

Ruído branco, ou white noise, refere-se a uma mistura de sons que cria um som constante que é audível em todas as frequências. Por ser consistente, cria um efeito de mascaramento que bloqueia a mudança repentina no ruído. 

Pesquisadores estudaram o efeito do ruído branco, encontrando evidências de que pode reduzir o choro em bebês, e potencialmente ajuda a neutralizar os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), assim como reduzir a ansiedade! 

Você pode tentar deixar um ventilador, TV ou rádio ligado para ajudar a mascarar os sons dos fogos de artifício ou até mesmo procurar playlist de white noise na internet. 

3. Conforte seu cão 

Se puder, tente ficar em casa com seu pet ou deixá-lo nas mãos de uma pessoa de confiança. 

Você absolutamente pode e deve confortar seu melhor amigo se ele estiver com medo, a chave está em como você faz isso. É importante manter a calma e usar um tom suave e uniforme. Acariciá-los pode ser reconfortante – movimentos longos, lentos e firmes ao longo do comprimento do corpo geralmente são muito reconfortantes. 

A única coisa a evitar? Parecendo frenético de alguma forma. Dizer rapidamente “Está tudo bem, está tudo bem, está tudo bem” em um tom acima da média pode fazer seu bichinho pensar que realmente há algo a temer. Tente o seu melhor para permanecer calmo e tranquilizador para ajudar seu companheiro. 

4. Acostume seu cão aos sons de fogos de artifício

Se você suspeitar que seu cão vai surtar com o som dos fogos de artifício, tente tocar sons de fogos de artifício suavemente, para que seu cão se acostume a ouvi-los. Tente emparelhar um vídeo dos sons de fogos de artifício com uma guloseima que seu cão gosta, para ajudá-lo a relacionar os sons com algo gostoso. 

O volume deve estar alto suficiente para que seu cão perceba, mas não mostre sinais de estresse como ofegar, andar de um lado para o outro, sair da área ou tentar se esconder. 

5. Converse com seu veterinário 

Se a ansiedade do seu pet for grave, considere marcar uma consulta com seu veterinário bem antes das festas para que você possa discutir uma medicação que possa ajudar a aliviar a ansiedade do seu amiguinho de quatro patas.  

Um verdadeiro tratamento terapêutico pode ser a melhor solução para o seu bichinho. Isto porquê, em estado medicado não há riscos dele se machucar ou até fugir. Mas vale ressaltar que a medicação deve ser prescrita apenas por um veterinário, tanto para gatos quanto para cães. Nada de consultas com o Google! 

Importante!

  • Consulte um veterinário para informar e instruir adequadamente sobre tratamentos, medicações e procedimentos. Pois cada pet possui suas particularidade e necessitam acompanhamento profissional de acordo com sua realidade.
  • Todo animalzinho merece uma vida feliz, com saúde, bem-estar e qualidade de vida

    Abando e maus-tratos animais é crime.

    A lei federal nº 9.605/98 estabelece pena de prisão e multa. Denuncie.

Ei, psiu! 

Não se esqueça de conferir todos os planos e coberturas que oferecemos no PetNosso, garantindo mais proteção e segurança para seu pet! 

Equipe de redação do PetNosso. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique informado
sobre o Mundo Pet!

Cadastre-se e receba em seu e-mail nossas atualizações

Cadastre-se e receba em seu
e-mail nossas atualizações

Ultimas matérias do Portal

Rua Doutor Saulo Porto Virmond, 1051, Chácara Paulista

CEP: 87005-090 | Maringá – PR
| CNPJ: 39.820.736/0001-41

Whatsapp: (44) 9 9184-9883

página inicial | planos | portal da privacidade