O calor é uma delícia! Com a chegada dele podemos aproveitar a praia, piscina e tomar sol. Mas sabemos que as vezes esse aumento da temperatura pode ser extrema…
Nesses momentos, precisamos ficar atentos aos nossos bichinhos para que eles não sofram com esse clima. Por isso, aqui vão algumas dicas sobre como cuidar do seu pet no verão.
Como saber se meu Pet está com mal-estar?
Alguns sintomas a gente já conhece, principalmente em cães, eles ficam ofegantes, com sede e com a língua de fora.
Já nos gatos, isso aparece por meio da apatia, respiração acelerada e de boca aberta e miados de desconforto.
Além disso, outro ponto importante é que, diferente do que pensamos, os pelos protegem o seu animal do calor, então se você sempre tosa ele para “ficar mais fresquinho”, talvez você devesse repensar essa decisão.
Ok, já entendemos como reconhecer que nossos animais não estão se sentindo bem com o calor extremo, mas o que fazer nessas situações? Aqui estão algumas ideias:
1. Ofereça água em abundância
É importante que o seu bichinho tenha o máximo de acesso à água, assim ele se mantém hidratado. Garanta também que essa água esteja fresca, e se desejar, você pode colocar algumas pedrinhas de gelo no bebedouro.
Se for levar o seu cachorro para passear, leve com você uma garrafa de água e um potinho, e pare de tempos em tempos para que ele possa beber.
No caso dos gatos, que são mais difíceis de beber água, talvez seja interessante comprar uma fonte, que os atrai mais, ou você pode espalhar vários potes pela casa, para que eles tenham fácil acesso.
2. Ambiente fresco
Outro ponto importante é tentar proporcionar um ambiente fresco e arejado para o seu animal, um espaço com sombra e confortável.
Os especialistas também indicam que você pode deixar seu animalzinho próximo de um ventilador ou no ar condicionado, desde que ele se sinta confortável nesse ambiente, e possa se afastar quando desejar.
Também existem alguns tapetes gelados que prometem resfriar o corpo do animal e podem ser uma boa pedida para esses momentos.
Para cachorros, você pode montar uma piscina se tiver espaço, existem piscinas próprias para animais ou você pode usar uma infantil mesmo, é uma forma prática e divertida de ajudar eles se refrescarem.
3. Atenção para passeios e exercícios
Cães adoram passear, mas durante o calor é preciso tomar cuidado. Vá somente em horários em que o sol está mais fraco e o clima não está tão quente, normalmente antes das 10h e após as 16h.
Também se lembre sempre de conferir se a calçada está quente, um bom modo de verificar isso é colocando a palma da mão sobre o pavimento, se você sentir incomodo após alguns segundos, não é seguro levar o seu animal para passear.
Se você tem costume de brincar com o seu gato ou cachorro diariamente, fique atento, reduza os exercícios e atividades em horários mais quentes, pois ele pode ficar mais cansado do que o normal.
Dica de Ouro!
Fique atento!
Se você perceber algo anormal como: respiração muito ofegante, andar cambaleante, vômitos e diarreias, saiba que esses sinais podem ser sintomas de hipertermia, que, em casos extremos, podem levar a um quadro de desidratação e colapso respiratório.
Portanto, é imprescindível que você leve seu animal de estimação até um veterinário o mais rápido possível, caso perceba algum comportamento fora do comum.