É inevitável, mas nossos bichinhos não permanecem filhotes para sempre…
Com o passar dos anos seu melhor amigo vai envelhecendo, e você pode notar mudanças tanto físicas como comportamentais, como pelos esbranquiçados e a diminuição da energia. Nessa fase mais sensível na vida dos animais é necessário cuidados extras, para proporcionar uma melhor qualidade de vida e prevenir possíveis doenças da velhice.
Pensando nisso, nós do PetNosso decidimos pontuar alguns cuidados especiais que são indispensáveis para qualquer cãozinho ou gatinho que chegou à terceira idade!
Consultas de rotina:
Em todas as fases da vida, mas principalmente na velhice, é muito importante realizar consultas de rotina com uma maior frequência, por isso, escolha um veterinário de confiança para levar seu pet periodicamente a fim de realizar avaliações médicas para prevenção e diagnóstico precoce de possíveis doenças como: Diabetes, obesidade, inflamações articulares, tumores malignos, insuficiência renal, entre outras.
Alimentação:
Animais idosos tendem a ter o ritmo de digestão e absorção de nutrientes mais lento, por isso necessitam de rações específicas de fácil digestão e ricas em nutrientes. Para realizar a troca de ração ou oferecer vitaminas e suplementos, é necessário primeiramente consultar um veterinário, pois ele irá realizar os exames necessários para receitar os componentes e doses corretas que seu pet necessita.
Higiene:
A rotina de banho deve continuar normalmente, porém, para um melhor conforto, evite os banhos em dias frios e/ou chuvosos. Realize a limpeza das orelhas semanalmente com produtos específicos, para prevenir doenças otológicas. Atente-se a higiene bucal, realizando escovações dentárias pelo menos 3 vezes por semana, para evitar a formação de doenças como o tártaro.
Atividades Físicas:
Com a idade avançada, a mobilidade do animal pode ficar debilitada por conta de doenças como artrite e artrose. Fazer exercícios é muito importante para diminuir a incidência dessas doenças e evitar a obesidade. Por isso, a rotina do pet deve continuar com os passeios e brincadeiras, respeitando os limites do bichinho.
Ambientes adaptados:
Com a diminuição da mobilidade do animal, é necessário facilitar o acesso a caminha, água e comida. Evite colocar objetos e móveis, que promovam perigo, nos locais da casa onde seu pet transita, protegendo-o de possíveis acidentes.
Exposição a mudanças de temperatura:
Nossos amigos são mais sensíveis a mudanças de temperatura em todas as idades, porém na fase mais avançada seu metabolismo de termorregulação já não é tão eficiente. Deste modo, no calor mantenha a caminha e pertences do seu animal em local arejado e coberto do sol, já no inverno, mantenha em local sem correntes de ar.
A luta contra o abandono!
Há tutores que cogitam ou realmente abandonam seus pets, quando eles atingem a terceira idade. Isto porque os gastos com cuidados especiais são altos e o trabalho envolvido em garantir uma boa qualidade para o bichinho é extenso.
Diga NÃO ao abandono de animais!
Adotar um pet é uma grande responsabilidade que deve ser levada a sério e uma promessa que deve ser mantida até o final!
Todo pet precisa de paciência, carinho e amor!
Por fim, mas não menos importante, entenda que seu amigo está numa nova fase da vida, onde vão existir dificuldades e limitações, portanto seja paciente e cuidadoso com ele.
Dê muito amor e carinho para seu bichinho entender que está protegido por você!