Assim como nós humanos, o banho é muito importante para a saúde dos pets, além de acabar com o cheiro ruim!
O banho pode se tornar um momento de diversão para você e o seu pet, onde vocês fortalecem seu relacionamento e até podem reforçar alguns treinamentos. Mas não podemos esquecer dos cuidados necessários.
Antes de começar!
- Corte as unhas do pet antes do banho, caso você não tenha experiência, leve até um profissional, pois o corte em excesso pode causar problemas sérios.
- Com as ferramentas próprias, como a rasqueadeira, escove a pelagem do seu animal antes do banho para que possa ser retirado os pelos mortos e embaraçados.
- Coloque algodões em ambos os ouvidos para evitar a entrada de água durante o banho.
- Certifique-se que a temperatura da água esteja morna e confortável para o seu pet.
Durante o banho!
- Não se deve utilizar produtos humanos em pets, pois possuem pH ácido e podem causar lesões de pele e processos alérgicos severos. Por isso, deve ser utilizado produtos destinados a pets e de qualidade confiável.
- No caso de cães idosos o uso de tapetes antiderrapantes é uma ótima alternativa para evitar desconfortos ao animalzinho.
- Não jogue água diretamente no focinho para evitar que o animal aspire de forma acidental.
- Atente-se para não escorrer produtos nas regiões dos olhos e ouvidos.
Para terminar!
- É necessário secar o pet após o banho, podendo utilizar toalhas e secador na temperatura morna ou fria.
- Caso seu bichinho tenha a pelagem longa, procure desembaraçar enquanto seca com o secador, para não puxar ou quebrar os pelos. Nunca escove enquanto ainda está molhado!
- Se achar necessário, borrife um perfume (específico para cachorros) no máximo uma ou duas vezes, pois os cães possuem um olfato muito mais aguçado que os humanos, e o excesso pode causar alguns problemas. Já para os gatos, não recomendamos o uso.
Quando não posso dar banho?
Em filhotes com menos de dois meses de idade, não é recomendado pois ainda não desenvolveram sua imunidade ou ainda não completaram seu protocolo de vacinação.
Em dias frios, evite dar banho. Mas caso necessário, utilize água morna, em locais fechados e finalize com secador.
Atenção!
Caso não se sinta seguro em dar o banho no seu animalzinho, procure especialistas da área para que seu melhor amigo não crie perspectivas ruins sobre o banho. Quando feito da maneira correta, ele vai entender como é um momento divertido e alegre.