Não é permitido fornecer chocolate, nem seus derivados aos pets, ele contém uma substância chamada teobromina, que é tóxica para muitos animais de estimação, principalmente cães e gatos. Sua patogenia esta relacionada ao sistema nervoso central, o sistema cardiovascular e o sistema respiratório dos animais causando varias alterações que pode levar a morte.
Os humanos são capazes de metabolizar a teobromina de uma maneira fácil, porem os pets não possuem essa característica, desse modo ela se acumula na corrente sanguínea e atingi níveis tóxicos que geralmente causa a alterações nos animais.
Com isso, caso você suspeite que o seu cão ou gato teve contato com o chocolate, fique alerta nas primeiras 24 horas, podendo observar alguns desses sinais:
– Inquietação
– Respiração acelerada
– Aumento da frequência cardíaca
– Urinar com frequência
– Vômito
– Diarreia
– Convulsões
Na presença de qualquer um deles, procure um veterinário o mais rápido possível, pois esse simples contato pode levar seu animalzinho a morte ou promover sequelas crônicas. Portanto, é melhor evitar dar chocolate aos animais de estimação e mantê-lo fora do alcance deles.
Caso queira agradar seu filhinho de quatro patas nessa pascoa opte por petiscos pets, como bifinhos ou até mesmo a cenoura que é uma opção saudável quando utilizada com moderação. Elas são uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras, que podem ajudar a melhorar a saúde digestiva, aumentar a imunidade e promover uma pele e pelagem mais saudáveis.
Podem ser fornecidas cruas ou cozidas, embora cenouras cruas possam ser mais difíceis de digerir para alguns animais de estimação. É melhor cortar as cenouras em pedaços pequenos ou ralar para facilitar o consumo e a digestão, em caso de fornecimento da forma cozida é necessário deixar esfriar antes de fornecer.