whatsapp

Como ensinar cachorros a fazerem as necessidades no lugar certo

Falar sobre adestramento é algo necessário para os cães! Com o tempo, os tutores passaram a compreender que o adestramento é muito importante por diversos motivos, inclusive para ter uma relação saudável com o pet e facilitar alguns aspectos do dia a dia, como ensinar os cachorros a fazerem as necessidades no lugar certo. 

Dogs são extremamente fiéis e adoram agradar. Quando adestrados da forma correta, se tornam muito obedientes e com certeza dão menos trabalho. Para isso, existem muitas técnicas para treinar o seu melhor amigo, mas hoje vamos apenas nos concentrar no coco e xixi, que é necessário aplicar um treinamento desde filhote! 

Para aqueles tutores que desejam ensinar seu filho canino a fazer as necessidades no lugar certo, dá uma olhada nas dicas que preparamos: 

1. Restrinja o espaço!

Desde o primeiro dia no novo lar, seu filhote precisa entender que há apenas um local onde ele pode fazer as necessidades. É recomendado que você separe um cantinho para ele e cubra todo o espaço de jornal, sem que nenhuma parte do chão fique a mostra.  

Durante as primeiras semanas deixe assim, pois filhotes não tem controle sobre o corpo e por isso urinam onde estiverem. Conforme ele cresce, você vai tirar o jornal aos poucos, mas nessa época é bom ficar de olho, se você pegar o seu doginho fazendo fora do jornal, corra e coloque ele na superfície certa. 

Não tem problema se não der tempo! Essa atitude o ajuda a entender qual o local correto. 

A partir daí, já é possível dar mais liberdade para o seu amiguinho! Vá aumentando o espaço e comece a trocar o jornal de lugar. Depois de um tempo, quando seu cãozinho já estiver mais ciente de seus arredores, ele vai passar a entender que o jornal é o seu alvo.  

Quando ele chegar a esse ponto, já é hora de trocar o jornal por outro material ou ensinar ele a fazer na grama. O processo deve ser feito com paciência, e eventualmente seu dog vai compreender que aquele é o local permitido para fazer as necessidades. 

2. Faça companhia!

Durante as primeiras semanas de adestramento, seu doginho não vai ter muita liberdade por isso é imprescindível que você mantenha companhia para ele! É necessário fazer um esforço para entretê-lo mais durante esse período. Brinque com ele, ofereça carinhos e converse com ele. 

Procure arrumar esse espaço em alguma área da casa em que você está constantemente presente, como a sala ou até mesmo seu quarto. Evite cômodos como a cozinha ou a área de serviço, que são mais abandonados. 

3. Não brigue!

Quando ainda filhotes, os cães estão agem por puro instinto e não entendem o que estão fazendo de errado. Se você brigar com eles e expressar reações agressivas, eles vão entender que levaram uma bronca por fazer xixi, não por errarem o lugar.  

Lembre-se, a compreensão de linguagem dos cães é diferente da nossa! 

Além disso, filhotes não tem o controle da bexiga e por isso não conseguem segurar. Quando seu doguinho fizer no local errado, apenas ignore a ação.  

Compreendemos que isto pode testar a paciência de qualquer um, mas apenas respire fundo e lembre-se que seu melhor amigo não fez por mal! 

4. Ofereça recompensas!

Essa é parte mais divertida: Elogie seu cãozinho sempre que ele acertar, mesmo que só um pouco. Você pode fazer a festa, dar petiscos e brincar bastante! 

Essa atitude vai mostrar ao seu melhor amigo que ele fez algo certo e ele vai relacionar a positividade com a ação e repetir sempre que possível, para ganhar recompensas. Além disso, não reagir quando ele errar, faz com que ele perca a coragem de fazer suas necessidades em qualquer lugar! 

5. A chave para o cuidado!

Adestrar seu companheiro parece um processo extenso e com certeza não acontece de uma hora para a outra, pois requer paciência e força de vontade. O resultado é maravilhoso e é parte das atitudes necessárias para garantir o bem-estar do seu pet! 

Outra atitude que garante a saúde do seu pet é contratar um plano de assistência. Garantindo proteção ao seu melhor amigo e ao seu bolso! 

Confira os planos do PetNosso e comece a priorizar a saúde de quem mais te ama!

Importante!

  • Consulte um veterinário para informar e instruir adequadamente sobre tratamentos, medicações e procedimentos. Pois cada pet possui suas particularidade e necessitam acompanhamento profissional de acordo com sua realidade.
  • Todo animalzinho merece uma vida feliz, com saúde, bem-estar e qualidade de vida

    Abando e maus-tratos animais é crime.

    A lei federal nº 9.605/98 estabelece pena de prisão e multa. Denuncie.

Ei, psiu! 

Não se esqueça de conferir todos os planos e coberturas que oferecemos no PetNosso, garantindo mais proteção e segurança para seu pet! 

Equipe de redação do PetNosso. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique informado
sobre o Mundo Pet!

Cadastre-se e receba em seu e-mail nossas atualizações

Cadastre-se e receba em seu
e-mail nossas atualizações

Ultimas matérias do Portal

Rua Doutor Saulo Porto Virmond, 1051, Chácara Paulista

CEP: 87005-090 | Maringá – PR
| CNPJ: 39.820.736/0001-41

Whatsapp: (44) 9 9184-9883

página inicial | planos | portal da privacidade