Quando estamos passando por um período complicado ou precisamos liberar energia de alguma forma, nós aderimos a certos hábitos. Balançar a perna, clicar a caneta, roer as unhas… Bom, assim como nós, os animais acham diversas formas de expressar essas alterações emocionais ou psicológicas.
Você já deve ter notado seu cãozinho lambendo as patas sem parar, isto pode ser um hábito vicioso que ele desenvolveu!
Apesar de lamber ser uma prática normal que animais adotam para carinho e até higiene, quando o hábito começa a passar dos limites é bom ficar atento. Clinicamente, essa condição é chamada de lambedura, que é quando o cachorro adquire o costume exagerado de lamber certas partes do corpo, em especial as patas.
Quando devo ficar preocupado?
Você já deve se manter atento desde o início, pois o hábito começa quando o pet está incomodado com a rotina que tem. Para o seu melhor amigo, a lambedura é uma forma de mostrar que seu estilo de vida precisar de algumas mudanças urgentes.
Além disso, o hábito pode levar a abertura de feridas no local. A pele do seu bichinho fica constantemente úmida e exposta para um estimulo incessante, que eventualmente vai causar uma lesão e essa lesão vai ser agravada pela lambedura.
O que posso fazer para ajudar meu companheiro?
A lambedura é a manifestação do estresse causado pelo tédio ou ansiedade. Para tratar esse hábito é necessário fazer uma mudança na rotina do seu pet. E na sua também!
Cães são muito ativos e necessitam de atividades físicas e estímulos mentais. Você pode introduzi-los aos poucos e até para os tutores que trabalham durante o dia, é possível proporcionar ambos para seu melhor amigo com um pouco de organização e força de vontade.
Faça uma caminhada de 20 minutos com seu companheiro!
Sendo de manhã ou a noite, garanto que esse tempinho respirando um pouco de ar fresco e explorando o mundo vão deixar seu pet muito feliz. Além disso, vai ajudá-lo a gastar energia e ficar mais relaxado.
Invista em brinquedos mais interativos!
O mercado pet está cheio de opções divertidas para entreter os bichinhos. Tutores podem achar brinquedos com cheiro e gosto de carne, comedouros que propões desafios para pets e muito mais.
Separe um tempo para treinar!
Ao contrário do que muitos pensam, o adestramento não é chato para os cães. Com sua natureza curiosa e leal, eles adoram passar tempo com seus tutores aprendendo truques novos e conquistando recompensas, como petiscos e elogios.
Cuidado com o diagnóstico caseiro!
De fato, a lambedura patelar é, na maioria das vezes, fruto de um problema emocional, mas não pule para conclusões!
A verdade é que existem muitos motivos por trás do ato repetitivo e é importante investigar minuciosamente. Cães que estão sofreno com algum tipo de alergia ou machucaram o couro da pata podem lamber o local do incomodo para aliviar a dor e por questões higiênicas.
Observando esse comportamento, examine o local e marque uma consulta com o veterinário! O diagnóstico do profissional vai determinar quais atitudes devem ser tomados pelo tutor e se há necessidade de tratamento.
Você sabia que alguns planos disponíveis no PetNosso incluem consultas de rotina?
Os Plano de Assistência Pet disponibilizam profissionais veterinários 24 horas por dia, em qualquer lugar do Brasil! Dessa forma, não importa onde você e o seu bichinho estejam, sempre vai haver uma clínica conveniada, experiente e cuidadosa para o atendimento!