Esse mês é utilizado para a pauta das doenças renais que acometem um número razoável de pets!
Existem inúmeras doenças do sistema renal, e sua grande maioria apresenta maior frequência em animais acima de 6 anos de idade. Um dos maiores problemas do diagnóstico dessas enfermidades é realizar o diagnóstico precoce, porque o mal funcionamento do rim doente pode ser compensado pelo outro rim que está saudável, e com isso o animal dificilmente apresentará sinais clínicos relacionados a essa alteração. Por conta disso é muito importante fazer o acompanhamento veterinário e a realização de exames para que se possa tentar fazer o diagnóstico precoce e entrar com o tratamento evitando a progressão da alteração.
Os principais sinais que podemos identificar nos nossos animais que podem sinalizar alguma alteração renal são:
- Diminuição ou aumento da produção de urina (estar aos extremos ou produzindo demais ou de menos);
- Diminuição ou aumento do consumo de água (estar aos extremos ou consumindo demais ou de menos);
- Presença de sangue na urina;
- Dificuldade/dor ao animal urinar (disuria);
- Perda de peso;
- Mau hálito;
- Depressão;
- Vomito;
- Urinar muitas vezes em pequenas quantidades.
As principais doenças relacionadas ao sistema urinário são a insuficiência renal que pode ser aguda ou crônica, ela acontece quando temos a degeneração nas estruturas renais, outro problema bem comum são as formações de urólitos, as famosas “pedras nos rins”, que também podem estar presentes em outros órgãos, como por exemplo: ureteres, bexiga e uretra.
Uma curiosidade é que, por conta dos machos possuírem o canal urinário mais longo e com alguns desvios, possuem uma maior predisposição a obstruções por urólitos. Outra doença comum é a cistite, que é causada por uma inflamação na bexiga que geralmente acontece pela entrada de uma bactéria causando essa alteração, neste caso as fêmeas são mais acometidas por terem o canal uretral mais curto, sendo mais fácil da bactéria chegar até a bexiga.
Como prevenir:
- A principal forma de prevenção de doenças renais é a oferta de água constante e de qualidade, uso de bebedouros dinâmicos como fontes podem estimular o consumo também.
- Acompanhamento veterinário para identificar precocemente os problemas.
- Estimular o pet a urinar, levando para passeios e fornecendo um ambiente limpo e organizado
- Fornecer alimentos balanceados e de qualidade também pode evitar a formação de urolitos, em especial para os gatinhos o fornecimento de alimentos úmidos, como por exemplo os saches podem ser uma ótima opção para auxiliar na hidratação dos nossos bichanos.
- Evitar o consumo de alimentos tóxicos como por exemplo, chocolate, cebola, alho, uva, café, comigo ninguém pode (planta), samambaia, entre outras.
- Evitar fazer auto medicações nos animais sem consultar o veterinário.
Portanto as doenças renais são uma condição comum e grave que afeta animais de estimação de todas as idades e raças. Como vimos existem várias maneiras de prevenir doenças renais, além dessas medidas as visitas regulares ao veterinário também são cruciais para detectar quaisquer sinais de doença de forma precoce, o que pode aumentar as chances de sucesso do tratamento. Adotar tomar essas medidas preventivas, os tutores podem ajudar a garantir que seus companheiros peludos tenham uma vida longa e saudável, livre de doenças.