O abandono de animais infelizmente ainda é uma triste realidade que acontece com muita frequência. E quando adotamos um pet que foi abandonado a convivência no início pode ser complicada, já que os animaizinhos estão traumatizados e desconfiados a todo momento, o que pode até torná-los agressivos.
A maneira que os pets se comportam está ligada ao seu passado e a forma que ele foi tratado, e em muitos casos é desencadeado a lembrança de sofrimento que esses bichinhos passaram…
É importante ficar atento a alguns sinais de medo para ajudá-lo a superar, e alguns indícios podem nos mostrar isso, como:
- Postura de ataque ou encolhimento do pet
- Orelhas para trás e rabo entre as pernas
- Taquicardia e agitação
- Fazer xixi por medo
- Recuar ou fugir do que causa medo
Esses são alguns dos pontos para ficarmos atentos, e é importante ter muito cuidado para lidar com eles e não traumatizar ainda mais o seu melhor amigo, ok?
Como podemos fazer para que ele supere esses traumas?
Evite situações para encorajá-lo a ser mais sociável, isso pode piorar tudo… Será necessário ter muita paciência e constância para lidar com os traumas do seu animalzinho, criando condições favoráveis para que ele consiga superar esse medo. O ideal é oferecer um ambiente agradável para ele e para a família até as coisas se ajeitarem e, enquanto isso, ir tomando alguns cuidados como:
- Prepare o ambiente para o novo morador e reserve um cantinho para colocar a caminha, comedouro e bebedouro;
- Explique as crianças que o pet deve ser respeitado e brincadeiras que podem machucá-lo não devem ser feitas;
- Entregue muito carinho e atenção para conquistar a confiança do pet;
- Leve-o regularmente ao veterinário de sua confiança para ele chegar se está tudo bem
O início dessa mudança pode ser cansativo, mas todo esforço será recompensado. Pois, o que eles mais querem é ter uma vida saudável, longe de todo sofrimento que já passaram, você só precisa conquistá-lo, ok?
E lembre-se de ficar atento para perceber a reação do pet sempre que você se aproximar para dar comida e atenção a ele. Dessa forma você vai conseguir perceber o quanto ele está sendo grato pela sua ajuda.
Esperamos ter ajudado você a entender melhor como funcionam as emoções de um pet abandonado e como ajudá-los da melhor forma. Até a próxima!
PetNosso, aproximando você do mundo Pet.
Clique aqui e confira todos os planos e coberturas, garantindo mais proteção e segurança para seu pet!